Avaliação da radiação UV na descontaminação de órgãos para transplante em modelo animal

Sra Yordania Matos Gámez (IFSC-USP)

A necessidade de transplante de órgãos se incrementa no mundo de forma crescente por diversas causas: aumento de doenças tais como câncer, hipertensão arterial, diabetes mellitus, cirrose hepática, cardiopatias, leucemias, doenças congênitas, entre outras, que tornam impossível o bom funcionamento de órgãos vitais. Nestes casos, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida e oportunidade de recomeço para pessoas que precisam de doação. Atualmente, o Brasil tem mais de 30.000 pacientes cadastrados na lista de espera para transplantes de órgãos e o número de órgãos disponíveis é insuficiente.(1) Uma das causas que impedem o transplante do órgão é sua infecção por microrganismos patogênicos cada vez mais resistentes aos antibióticos.(2) Uma modalidade terapêutica promissora para a inativação de micro-organismos patogênicos é a radiação UV. (3) Neste estudo se propõe a avaliação da radiação ultravioleta como alternativa para a descontaminação de órgãos para transplantes infectados por microrganismos patogênicos, apresentando um potencial relevante para elevar a disponibilidade de órgãos para transplante. O objetivo principal é avaliar a viabilidade da radiação ultravioleta para a descontaminação de fígado para transplante em ratos.

1ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE TRANSPLANTES DE ORGAOS. Dimensionamento dos Transplantes no Brasil e em cda estado (2011-2018). Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), v.24, n.4, p. 94, 2018.
2 CARLOS, C.;LAURA, L.;GERMAN, B.;ASUNCION, M. Multidrug- resistant bacterial infection in solid organ trasplant cipients. Enfermedades Infecciosas y Microbiologia Clinica. v.30, supl 2, p. 40-48, 2012.doi: 10.1016/S0213-005X(12)70081-2.
3 BOUNANNO, M. et al. 207 nm UV light- a promising tool for safe low-cost reduction of surgical site infections. I: in vitro studies. PloS One, v. 8, n. 10, p. 1-7, 2013.

Subárea Física Médica

Dr. Jose D. Vollet Filho (IFSC-USP) Dr. Natalia Inada Mayumi (IFSC-USP) Dr. Vanderlei S. Bagnato (IFSC-USP) Dr. Cristina Kurachi (IFSC-USP)