Caracterização do índice de refração não-linear em vidros teluretos

André Gasparotto (Instituto de Física de São Carlos)

O desenvolvimento de lasers de pulsos ultra-curtos tem permitido explorar efeitos não-lineares de alta ordem. Esses efeitos permitem o desenvolvimento de materiais com não-linearidades que podem ser usadas para diferentes aplicações, como dispositivos totalmente ópticos, telecomunicação, óptica integrada, etc. Assim sendo, diferentes tipos de materiais são continuamente investigados com o objetivo de desenvolver dispositivos ópticos. Entre esses materiais, vidros são bons candidatos pois suas propriedades ópticas podem ser modificadas com a modificação composição através da adição de alguns elementos, que são escolhidos dependendo da aplicação desejada.(1)Particularmente, vidros teluretos tem recebido atenção graças a algumas propriedades interessantes que eles apresentam, como alta estabilidade mecânica, durabilidade química, grande janela óptica de transparência e altos índices de refração linear e não linear.(2)O óxido de Telúrio não é capaz de se vitrificar com a aplicação de métodos tradicionais. Desta forma, apenas com a adição de outros óxidos como, por exemplo, os de metais de transição, é possível a fabricação de vidros de alta transparência.(3) A incorporação de óxidos de metais de transição em vidros teluretos pode melhorar as características ópticas não-lineares do material. Por exemplo, a introdução de Nb+5 produz um aumento da polarização e da não-linearidade óptica. Já a introdução de B2O3 em vidros teluretos faz com que ocorra um aumento na janela de transparência no infra-vermelho, além de um aumento na resposta óptica não linear do material, exibindo excelentes performance para aplicações não lineares.
Motivado pela importância desses vidros como materiais ópticos não-lineares, este trabalho analisa o comportamento do índice de refração não-linear de vidros teluretos contendo B, Nb e Zr na região do visível, infra-vermelho próximo aplicando a Técnica de Varredura-Z (Z-Scan) utilizando pulsos ultra-curtos, com o objetivo de entender a influência desses óxidos de metal de transição na não linearidade dos materiais.

1 VEERAMOHAN RAO,M. et al. Z-scan studies of Barium Bismuth Borate glasses. Optical. Materials, v.84, p. 178-183, 2018.doi:10.1016/j.optmat.2018.06.066.
2 MIEDZINSKI, R. et al. Scan measurements of the third-order optical nonlinearities and linear optical properties of 70TeO2 – MxOy – 10P2O5 – 10 ZnO – 5PbF2 glasses doped with Er3+ ions modified by transition metals. Optical Materials, v. 85, p. 48-54, 2018.doi: 10.1016/j.optmat.2018.08.033.
3 XU, T.et al. Glass formation and third-order optical nonlinear properties within TeO2-Bi2O3-BaO pseudo-ternary system. Journal of Non-Crystalline Solids, v.357, p. 2219-2222, 2011.doi: 10.1016/j.jnoncrysol.2010.12.007.

Subárea Óptica e Lasers