5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Caracterização do índice de refração não-linear em vidros teluretos

Não agendado
20m
Iniciação Científica

Palestrante

André Gasparotto (Instituto de Física de São Carlos)

Descrição

O desenvolvimento de lasers de pulsos ultra-curtos tem permitido explorar efeitos não-lineares de alta ordem. Esses efeitos permitem o desenvolvimento de materiais com não-linearidades que podem ser usadas para diferentes aplicações, como dispositivos totalmente ópticos, telecomunicação, óptica integrada, etc. Assim sendo, diferentes tipos de materiais são continuamente investigados com o objetivo de desenvolver dispositivos ópticos. Entre esses materiais, vidros são bons candidatos pois suas propriedades ópticas podem ser modificadas com a modificação composição através da adição de alguns elementos, que são escolhidos dependendo da aplicação desejada.(1)Particularmente, vidros teluretos tem recebido atenção graças a algumas propriedades interessantes que eles apresentam, como alta estabilidade mecânica, durabilidade química, grande janela óptica de transparência e altos índices de refração linear e não linear.(2)O óxido de Telúrio não é capaz de se vitrificar com a aplicação de métodos tradicionais. Desta forma, apenas com a adição de outros óxidos como, por exemplo, os de metais de transição, é possível a fabricação de vidros de alta transparência.(3) A incorporação de óxidos de metais de transição em vidros teluretos pode melhorar as características ópticas não-lineares do material. Por exemplo, a introdução de Nb+5 produz um aumento da polarização e da não-linearidade óptica. Já a introdução de B2O3 em vidros teluretos faz com que ocorra um aumento na janela de transparência no infra-vermelho, além de um aumento na resposta óptica não linear do material, exibindo excelentes performance para aplicações não lineares.
Motivado pela importância desses vidros como materiais ópticos não-lineares, este trabalho analisa o comportamento do índice de refração não-linear de vidros teluretos contendo B, Nb e Zr na região do visível, infra-vermelho próximo aplicando a Técnica de Varredura-Z (Z-Scan) utilizando pulsos ultra-curtos, com o objetivo de entender a influência desses óxidos de metal de transição na não linearidade dos materiais.

Referências

1 VEERAMOHAN RAO,M. et al. Z-scan studies of Barium Bismuth Borate glasses. Optical. Materials, v.84, p. 178-183, 2018.doi:10.1016/j.optmat.2018.06.066.
2 MIEDZINSKI, R. et al. Scan measurements of the third-order optical nonlinearities and linear optical properties of 70TeO2 – MxOy – 10P2O5 – 10 ZnO – 5PbF2 glasses doped with Er3+ ions modified by transition metals. Optical Materials, v. 85, p. 48-54, 2018.doi: 10.1016/j.optmat.2018.08.033.
3 XU, T.et al. Glass formation and third-order optical nonlinear properties within TeO2-Bi2O3-BaO pseudo-ternary system. Journal of Non-Crystalline Solids, v.357, p. 2219-2222, 2011.doi: 10.1016/j.jnoncrysol.2010.12.007.

Subárea Óptica e Lasers
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Não

Autores primários

André Gasparotto (Instituto de Física de São Carlos) Jessica Dipold (Instituto de Física de São Carlos) Sabrina Santos (Instituto de Física de São Carlos) Juliana Almeida (Instituto de Física de São Carlos) Cleber Renato Mendonça (Instituto de Física de São Carlos)

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais