Análise evolutiva e estrutural de genes associados ao Diabetes Mellitus tipo 2

Diogo Mota (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo)

O Diabetes Mellitus Tipo 02 (DM2) é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia derivada dos defeitos na ação da insulina, e representa entre 90-95% dos casos da doença. (1) Sua manifestação é dependente de alelos mutantes em múltiplos loci gênicos. No momento atual, há pelo menos 128 sinais distintos, de associação ao DM2, atribuídos a 113 loci. (2) Devido à alta prevalência do DM2, argumenta-se que a maioria dessas mutações devem ter possuído um caráter neutro ou positivo durante a evolução da espécie humana. (3) Presentemente, é pouco conhecido o efeito dessas mutações no processo de splicing e de regulação do processo de transcrição dos genes associados e seu impacto na fisiologia humana. Diante disso, no presente projeto sugerimos uma análise baseada em um estudo evolutivo e estrutural dos genes associados ao DM2 com o objetivo de obter evidências sobre a possível tendência dessas mutações se localizarem preferencialmente ao lado de éxons dispensáveis; verificar se genes contendo mutações possuem uma menor conservação do seu perfil de expressão gênica ao longo da evolução dos vertebrados do que a média de genes de perfil de expressão semelhante que não estejam associados ao DM2; e verificar se as posições onde encontram-se as mutações associadas ao DM2 não apresentam mutações recorrentes ao longo da evolução de vertebrados. A análise destes dados permitirá verificar se a alta prevalência de mutações associadas ao DM2 poderia derivar do fato delas afetarem estruturas ou padrões de expressão que seriam naturalmente mais flexíveis e que, portanto, teriam baixo potencial deletério. Em adição, testaremos se a alta prevalência também poderia ser derivada de uma tendência destes sítios sofrerem mutações recorrentes.

1 AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Diagnosis and classification of Diabetes mellitus. Diabetes Care, v. 37, suppl. 1, p. S81-S90, Jan. 2014. doi: 10.2337/dc14-s081.
2 SCOTT, R. A. et al. An expanded genome-wide association study of type 2 diabetes in europeans. Diabetes, v. 66, n. 11, p. 2888-2902, Nov. 2017.
3 SÉGUREL, L. et al. Positive selection of protective variants for type 2 diabetes from the Neolithic onward: a case study in Central Asia. European Journal of Human Genetics, v. 21, n. 10, p. 1146-1151, 2013.

Subárea Biofísica

Diogo Mota (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo)

Co-autor