Análise do filme lacrimal utilizando topografia de córnea e visão computacional

Sr. Lucas O. de Oliveira (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo)

O filme lacrimal é um líquido produzido por um conjunto de glândulas e células e suas funções são a nutrição ocular, a proteção contra microrganismos e a lubrificação do olho. A disfunção na produção do filme lacrimal, conhecida como Síndrome da Disfunção Lacrimal (SDL), é considerada muito comum entre os problemas relacionados ao olho(1) e pode levar à evaporação precoce da lágrima, causando diversos sintomas, como sensação de corpo estranho nos olhos e irritação ocular. A utilização da topografia de córnea é uma técnica não-invasiva capaz de avaliar a qualidade do filme lacrimal, por meio da análise das distorções no padrão do disco de Plácido que é projetado sobre o olho do paciente.(2) Para avaliar o método proposto, pretende-se realizar o exame em dois grupos de pacientes reais: grupo controle e grupo que possui o diagnóstico de SDL. Dessa forma, com o auxílio de um médico oftalmologista, será possível validar o método.

1 TSUBOTA, K. Tear dynamics and dry eye. Progress in Retinal and Eye Research, v.17, n.4, p.565-596,1998.
2 ALONSO-CARNEIRO, D. et al. Diagnosing dry eye with dynamic-area high-speed videokeratoscopy. Journal of Biomedical Optics, v.16, n.7, p.076012, 2011.

Subárea Física Computacional e Simulações Numéricas

Prof. Jarbas C. de Castro Neto (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo) Dr. André O. de Oliveira (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo)