Efeito de decoerência devido a gravidade: uma abordagem por integral de trajetória

Sr. Ricardo José da Silva Afonso (Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos)

A ciência da informação quântica é uma área do conhecimento de recente desenvolvimento. Ela se baseia no estudo da Física de propriedades quânticas de sistemas compostos que permitam novas formas de processar a informação, no entanto, a fragilidade aos efeitos de decoerência na maior parte dos recursos quânticos dificulta o desenvolvimento e entendimento de sistema quânticos aplicáveis à tecnologia. Neste projeto, estudamos o formalismo de integrais de trajetórias para sistemas quânticos, que possam ser identificáveis aos relógios quânticos, sob o efeito de decoerência. Primeiramente, revisamos o formalismo de integrais de trajetória para uma partícula livre passando por uma fenda simples, em seguida, adicionamos a gravidade no limite de campo fraco ao sistema e identicamos que a universalidade de queda livre é assegurada dentro da mecânica quântica, ao avaliarmos o padrão de interferência. Em seguida, utilizamos o formalismo de operador massa para separar o sistema quântico entre graus de liberdade interno e externo, como já descrito por ZYCH(1). Com isso, é possível identificar que no regime de mais baixa ordem relativística, isto é, no regime newtoniano, há uma interação dos graus de liberdade internos, no caso o spin, com os graus de liberdade externos, no caso a posição, ou seja, baseado nesses efeitos o padrão de interferência sofre decoerência e recoerência, devido a correlação entre spin e posição da partícula.(2) Ainda para esse contexto, pretendemos utilizar o formalismo de integrais de trajetória para abordar outros fenômenos quânticos, tais como a decoerência universal devido a presença de campo gravitacional em relógios quânticos, o efeito de dilatação temporal em mecânica quântica com abordagem operacional para uma possível descrição não perturbativa de efeitos de gravidade quântica.(3)Nosso projeto estende-se, não somente ao efeito da ação de campo gravitacional, mas também ao estudo do efeito de decoerência em quaisquer sistemas quânticos de interesse dentro do formalismo de integrais de trajetória. O resultado advindo deste formalismo para os sistemas, que ainda serão estudados, podem corroborar a exequibilidade deste projeto dentro da teoria de informação quântica.

1 ZYCH, M. Quantum system under gravitational time dilation. New York: Springer International Publising,2017.
2 ORLANDO, P.J.; OLLOCK, F.A.; MODI, K. How does interference fall?. In: FANCHINI, F.; SOARES PINTO, D.; ADESSO, G. (Eds.) Lectures on general quantum correlations and their applications; Heilderg: Springer,.2017.(Quantum science and technology).
3 PIKOVSKI, I.: ZYCH, M.; COSTA F.; BRUKNER, C. Universal decoherence due to gravitational time dilation. Nature Physics, v.11,p.668,2015.doi:10.1038/nphys3366.

Subárea Teoria da Informação Quântica

Co-autor

Prof. Diogo de Oliveira Soares Pinto (Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos)