Reconstrução do diagrama de fases do modelo de Heisenberg-Kitaev em um campo magnético via ondas de spin não lineares

Sr. Pedro Cônsoli (Instituto de Física de São Carlos)

Em 2006, A. Kitaev propôs um modelo de spins-1/2 com interações anisotrópicas em uma rede favo de mel. (1) Após apresentar a solução exata do problema, Kitaev ainda mostrou que, na presença de um campo magnético pequeno, correntes térmicas livres de dissipação e carregadas por férmions de Majorana surgem nas bordas do material. Este resultado, bem como a posterior constatação de que o estado fundamental do sistema é um exemplo de um líquido de spin quântico, motivou uma busca intensa por um mecanismo físico capaz de reproduzir as características do modelo. Khaliullin e Jackeli então provaram que uma combinação de efeitos de campo cristalino e acoplamento spin-órbita forte torna a interação de Kitaev energeticamente comparável à de Heisenberg em uma classe de isolantes de Mott. (2) Assim, o chamado hamiltoniano de Heisenberg-Kitaev passou a ser tido como um ponto de partida para o estudo de materiais dotados da interação desejada. Uma vez que este modelo mínimo foi devidamente caracterizado, um avanço natural consistiu em investigar sua resposta à aplicação de um campo magnético. Contribuições nesse sentido, entretanto, ainda são frequentemente limitadas a métodos computacionais que simulam sistemas de tamanho reduzido e deixam várias perguntas em aberto. Neste trabalho, estudamos o modelo de Heisenberg-Kitaev sujeito a campo paralelo à direção $\left[100\right]$ e analisamos o efeito de flutuações quânticas por meio da teoria de ondas de spin. Começamos com a apresentação dos resultados obtidos em regime linear e, tomando curvas de magnetização como base, discutimos como eles indicam a necessidade de incluir flutuações de ordens superiores. Em seguida, sistematizamos a implementação de cálculos não lineares seguindo os passos de Wollny (3) e mostramos que eles conduzem a modificações substanciais no diagrama de fases do modelo. Por fim, comparamos nossas predições com os resultados de cálculos de diagonalização exata para um sistema de 24 sítios.

1 KITAEV, A. Anyons in an exactly solved model and beyond. Annals of Physics, v. 321, n. 1, p. 2-111, 2006.
2 JACKELI, G.; KHALIULLIN, G. Mott Insulators in the strong spin-orbit coupling limit: from Heisenberg to a quantum vompass and Kitaev models. Physical Review Letters, v. 102, n. 1, p. 017205-1-017205-9, Jan. 2009.
3 WOLLNY, A. Fractional moments and singular field response: vacancies in two-dimensional ordered antiferromagnets. 2016. 162 p. PhD Thesis (Doctor of Natural Sciences) - Fakultät Mathematik und Naturwissenschaften, Technischen Universität Dresden, Dresden, 2016.

Subárea Física da Matéria Condensada

Sr. Pedro Cônsoli (Instituto de Física de São Carlos) Prof. Eric Andrade (Instituto de Física de São Carlos)