Construção de amplificadores laser para utilização no aprisionamento de átomos

Experimentos de Física Atômica e Molecular onde há aprisionamento e resfriamento de átomos contém, via de regra, um elemento fundamental: o uso de lasers. (1) No entanto são equipamentos caros e complexos. Um dos mais comuns e, de fato, mais efetivos do ponto de vista de custos são lasers de semicondutores, comumente amplificados a fim de fornecer potência suficiente para os experimentos. Porém, tais lasers custam facilmente US$ 50.000 ou mais dependendo da potência necessária e dos comprimentos de onda exigidos nos experimentos. Portanto, é viável adquirir lasers comerciais mais baratos e menos potentes e montar os amplificadores a partir de peças feitas em oficinas ou adquiridas separadamente. Este tipo de estratégia diminui o custo de um laser facilmente em mais de 50%. Além disso, esta estratégia é escalonável: a partir de um único laser “semente” pode-se montar um número grande de amplificadores e produzir muito mais potência do que sistemas comerciais tradicionais por uma fração do valor. Para a construção do amplificador óptico, foi usado um laser comercial operante no laboratório como laser semente e um chip amplificador do tapered amplifier (TA), que, foi montado em uma carcaça de laser inativo, aproveitando para isso a estrutura mecânica, eletrônica e óptica. A potência do laser “semente” pode ser amplificada em mais de 2000%, dependendo da potência de entrada e da corrente aplicada no TA, tornando-se suficiente nas aplicações de aprisionamento de átomos.

1 BAGNATO, V. S. Laser e suas aplicações em Ciência e Tecnologia. São Paulo: Livraria da Física, 2008.

Subárea Física Atômica e Molecular

Vinicius J Martinez (Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos) Dr. Emanuel Alves de L. Henn (Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos)