Estudo da combinação de fotobiomodulação e terapia fotodinâmica em células de carcinoma espinocelular oral

Camilla dos Santos Costa (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo)

O Carcinoma Espinocelular de Cabeça e Pescoço (HNSCC) é o sétimo câncer com maior incidência mundial, com 600 mil novos casos a cada ano. As taxas de sucesso de tratamentos convencionais tendem a permanecer em apenas 40%, devido a grandes índices de reincidência tumoral e metástase. (1) Nesse cenário, destacam-se técnicas não tradicionais de tratamento como a Terapia Fotodinâmica (TFD) e a Fotobiomodulação (PBM), ambas tendo a luz como principal agente. A TFD consiste na ação de um fotossensibilizador (FS) ativado por comprimento de onda específico, tendo como consequência a geração de espécies reativas de oxigênio (EROs) que levam morte celular, principalmente por apoptose. (2) A PBM, por sua vez, se trata de uma técnica com diversas aplicações cujo principal efeito é o aumento da produção de ATP pelas mitocôndrias contribuindo para a oxigenação tecidual. (3) Portanto, nesse projeto é considerada a hipótese de que a PBM contribui para a regressão tumoral por TFD devido ao aumento da concentração de EROs nas células tratadas bem como pelo favorecimento da absorção de fotossensibilizador pelas células tumorais. Neste estudo, células de carcinoma bucal SCC-25 e SCC-4 foram submetidas à TFD precedida de PBM nos comprimentos de onda 660 nm, 780 nm e 0nm (controle). Para a SCC-25 o grupo TFD-PBM 780nm foi o mais eficaz na regressão tumoral, entretanto para a linhagem SCC-4, esse grupo foi o que resultou na maior viabilidade celular, sendo o grupo controle para PBM (TFD-PBM 0nm) o mais eficaz para a erradicação celular. Dessa forma, os próximos passos do estudo visam elucidar as diferenças entre as respostas de cada linhagem frente ao tratamento submetido, a partir de microscopia confocal de fluorescência e de citometria de fluxo, para então obter um entendimento mais vasto da combinação entre a Fotobiomodulação e a Terapia Fotodinâmica.

1 U.S. NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Head and neck squamous cell carcinoma. Disponível em: https://ghr.nlm.nih.gov/condition/head-and-neck-squamous-cell-carcinoma#statistics. Acesso em: 15 maio 2019.
2 ROBERTSON, C. A; EVANS, D. H.; ABRAHMSE, H. Photodynamic therapy (PDT): a short review on cellular mechanisms and cancer research applications for PDT. Journal of Photochemistry and Photobiology B, v. 96, n. 1, p. 1-8, 2009.
3 PASSARELLA, S.; KARU, T. Absorption of monochromatic and narrow band radiation in the visible and near IR by both mitochondrial and non-mitochondrial photoacceptors results in photobiomodulation. Journal of Photochemistry and Photobiology B, v. 140, p. 344-358, 2014. doi: 10.1016/j.jphotobiol.2014.07.021.

Subárea Óptica e Lasers

Clara Maria Gonçalves de Faria (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo) Vanderlei Salvador Bagnato (Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo)