Palestrante
Descrição
Para uma real descrição de um sistema quântico temos sempre que considerar sua inevitável interação com o ambiente. Esta interação é um tema central de estudos relacionados da teoria de sistemas quânticos abertos (1) e implica no aparecimento de ruído, resultando na perda das características quânticas do sistema causado pela decoerência. Assim, entender e controlar os ruídos se torna peça fundamental na busca para o desenvolvimento de tecnologias baseadas na teoria quântica. Nos últimos anos, pesquisadores têm se dedicado a compreender a relação entra a perda de informação e a não Markovianidade (2), pois desta maneira é possível obtermos o retorno das características quânticas iniciais presentes no sistema. Neste trabalho, foi estudado como podemos gerar uma transição entre um regime Markoviano para um não Markoviano usando um sistema de dois níveis, através do controle do tempo de relaxação spin-rede de um qbit auxiliar, que atua como o ambiente. Para simularmos a decoerência presente no sistema, foi utilizado a formulação de canais quânticos. Além disso, foi discutido como os aspectos de não Markovianidade do sistema se comportam quando o mecanismo de relaxação é dinamicamente modificado pela ação de um campo magnético externo. Por fim, apresentamos uma demonstração experimental deste modelo, usando ressonância magnética nuclear em estado líquido. (3)
Referências
1 BREUER, H. P.; PETRUCCIONE, F. The theory of open quantum systems. Oxford: Oxford University Press, 2002.
2 RIVAS, A.; HUELGA, S. F.; PLENIO, M. B. Quantum non-Markovianity: characterization, quantification and detection. Reports on Progress in Physics, v. 77, n. 9, p. 094001-1-094001-26, 2014.
3 KONDO, Y. et al. Using the quantum Zeno effect for suppression of decoherence. New Journal of Physics, v. 18, p. 013033-1-013033-11, Jan. 2016. doi: 10.1088/1367-2630/18/1/013033.
Subárea | Teoria da Informação Quântica |
---|---|
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral | Não |