5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Estudos estruturais e biofísicos de RAD51 e seus parálogos de Leishmania

Não agendado
20m
Mestrado

Palestrante

Murilo Leão (USP)

Descrição

O ADN (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula essencial por ser responsável por carregar todo o material genético da maioria dos organismos vivos. Portanto, é natural que, durante a evolução, tenham sido desenvolvidos mecanismos que sejam capazes de reparar essa molécula para manter a integridade do seu conteúdo. Entre as vias criadas, uma em especial faz uso de busca de fita homóloga e invasão de filamento, chamada recombinação homóloga. Esta atua em ocasiões de quebra da fita dupla, utilizando a cromátide irmã como modelo para formação de nova fita e, por conseguinte, do reparo no ADN. (1) Dentro da maquinaria da recombinação homóloga, um dos fatores de maior importância é a RAD51 e seus parálogos. O interesse nestes deriva de indícios que mutandes de parálogos de RAD51 possuem instabilidade cromossômica, retardo de crescimento e dimunição de formação de focos de RAD51 após danos no ADN. Há ainda sugestões atuais que os parálogos de RAD51 são fundamentais para conduzir o reparo recombinacional, agindo no início e no final da recombinação. No entanto, funções individuais desses elementos permanecem difíceis de avaliar. (2) Mais especificamente, em Trypanosomatidae, a recombinação homóloga já foi reportada como atuante na variação antigênica em Trypanosoma brucei e como catalisadora da amplificação do DNA através de rearranjos do genoma em Leishmania, sendo estas envolvidas em estratégias de resistência a drogas. (3) Ademais, essa maquinaria é bem conservada na família, sendo viável tratar o estudo de Rad51 de uma espécie específica para o grupo como um todo. Em particular, a interação entre Rad51 e seus parálogos de Leishmania infantum já foi demonstrada bioquimicamente e há indícios que estes elementos promovem a recombinação homóloga e a interação e ligação ao ADN. Entretanto, ainda não foi reportada a caracterização estrutural e biofísica dos parálogos de RAD51 de Trypanosomatidae. Portanto, este projeto propõe o estudo estrutural, por microscopia eletrônica de contraste negativo e crio-microscopia eletrônica, dos complexos de LiRad51 (Rad51 de L. infantum) e seus parálogos, assim como o estudo da cinética e estequiometria de ligação desas proteínas entre si e com DNA e ssDNA.

Referências

1 WEST, S. C. Molecular views of recombination proteins and their control. Nature Reviews Molecular Cell Biology, v. 4, n. 6, p. 435-445, June 2003.
2 LIN, Z. et al. Origins and evolution of the recA/RAD51 gene family: evidence for ancient gene duplication and endosymbiotic gene transfer. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 103, n. 27, p. 10328-10333, July 2006.
3 UBEDA, J. M. et al. Modulation of gene expression in drug resistant Leishmania is associated with gene amplification, gene deletion and chromosome aneuploidy. Genome Biology, v. 9, n. 7, p. R115.1-R115.16, July 2008.

Subárea Biofísica
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim

Autores primários

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais