Estudos biofísicos e estruturais das septinas de Drosophila melanogaster

Adriano Fernandes (Instituto de Física de São Carlos - USP)

As septinas são proteínas conhecidas originalmente por atuarem na formação do septo, estrutura responsável pelo estrangulamento no final da divisão celular e que separa em duas partes o conteúdo citoplasmático.(1) Septinas também possuem diversas outras funções celulares, sendo encontradas em fungos e animais, e ausentes em plantas. Apresentam como principais características um domínio conservado de ligação aos nucleotídeos de guanina (GTP/GDP) e a formação de filamentos homo- e hetero-oligoméricos, que são estruturas altamente organizadas. As septinas estão envolvidas em diversas funções celulares nas quais se encontram associadas à membrana plasmática, através do reconhecimento de fosfolipídeos específicospela região polibásica (hélice-α0).(1) Outros processos biológicos também são associados às septinas, como a citocinese, exocitose, fagocitose, tráfego de vesículas. O principal aspecto das septinas reside na sua polimerização, fato que promove a formação de complexos heteroligoméricos altamente organizados, que podem resultar em estruturas do tipo filamentos, anéis e redes. Para os estudos de septinas deste trabalho foi escolhido como organismo modelo Drosophila melanogaster, ou mosca-da-fruta, que é uma espécie de inseto díptero. Esta espécie possui cinco genes codificantes às septinas SEPT1, SEPT2, SEPT4, SEPT5 e Pnut.(2) Apesar do conhecimento dos genes relativos às septinas de Drosophila melanogaster, ainda há carência em estudos da formação de complexos entre as proteínas que formam filamentos e/ou interactoma dessas moléculas, bem como em informações estruturais de alta resolução.(3) Deste modo, este estudo visa uma maior compreensão do mecanismo de interação das septinas de Drosophila melanogaster bem como a elucidação de suas informações estruturais por técnicas de caracterização biofísica e cristalografia de proteínas por difração de raios-X.

1 HARTWELL, L. H.; CULOTTI, J.; REID, B. Genetic control of the cell-division cycle in yeast. I. Detection of mutants. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 66, n. 2, p. 352-359, June 1970.
2 NEUFELD, T. P.; RUBIN, G. M. The Drosophila peanut gene is required for cytokinesis and encodes a protein similar to yeast putative bud neck filament proteins. Cell, v. 77, n. 3, p. 371-379, May 1994.
3 ADAM, J. C.; PRINGLE, J. R.; PEIFER, M. Evidence for functional differentiation among drosophila septins in cytokinesis and cellularization. Molecular Biology Cell, v. 11, n. 9, p. 3123-3135, Sept. 2000.

Subárea Biofísica

Adriano Fernandes (Instituto de Física de São Carlos - USP) Sra Diego Leonardo (Cabrejos) Dr. Humberto Pereira (Instituto de Física de São Carlos - USP) Prof. Richard Charles Garratt (IFSC - Universidade de São Paulo)