Emulador para o espectrômetro digital do CIERMag

A Ressonância Magnética Nuclear (RM) é uma técnica bastante importante e versátil, pois permite que, de forma não invasiva, sejam observadas e analisadas as substâncias presentes no corpo de teste, seja ele uma amostra inanimada ou um ser vivo. Contudo, a técnica é bastante complexa, necessitando de equipamento de alta tecnologia e nenhum dos equipamentos comerciais disponíveis atendem idealmente a área de Pesquisa que desenvolve novos métodos e sequências de pulsos. Diante deste contexto, o Grupo de Pesquisas do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag) desenvolveu um Espectrômetro em FPGA (1-2) voltado para pesquisas científicas, que pode ser configurado para operar, idealmente, em qualquer experimento de RMN e também pode ser atualizado para auxiliar o desenvolvimento de novas sequências de pulsos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um emulador para o Espectrômetro com as mesmas características e arquitetura, de modo que possa substituir completamente o equipamento físico. Deste modo, será possível realizar testes tanto dos softwares presentes no ambiente de operação do Espectrômetro, quanto das novas sequências de pulsos. O emulador oferecerá recursos de trabalho que não são acessíveis dentro do hardware como visualização da memória e dos registradores dos processadores, acompanhamento passo-a-passo da execução dos códigos dos processadores, monitorar as saídas e formas de onda gerados. Atualmente, o Emulador contém a interface UDP para ser possível realizar a comunicação com o usuário. O Carregador também está implementado, de modo que, por meio de comandos enviados utilizando a interface UDP, o Emulador pode, por exemplo, ler e escrever dados nas memórias dos demais processadores, iniciar ou parar a execução em todos os processadores. No momento está em desenvolvimento o conjunto de instruções juntamente com a classe genérica que dará origem a todos os processadores.

1 TANNÚS, A. et al. Subsistema multiplataforma para controle de aquisição, visualização e organização de dados de espectrômetro digital de RM: ToRM console. BR PI 512015001485-4, 07 dez. 2015. . Registro de software.
2 SILVA, D. M. D. D. et al. Subsistema multiplataforma para controle de aquisição, visualização e organização de dados do Espectrômetro Digital de RM: ToRM console. Revista Brasileira de Física Médica, v. 7, n. 2, p. 35-40, 2013.

Subárea Ressonância Magnética e Caos

Sr. Pedro V. B. D. de Souza (Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - Universidade de São Paulo (USP)) Prof. Alberto Tannús (Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - Universidade de São Paulo (USP))

Dr. Mateus J. Martins (Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - Universidade de São Paulo (USP)) Dr. Edson L. G. Vidoto (Instituto de Física de São Carlos (IFSC) - Universidade de São Paulo (USP))