Caracterização estrutural da proteína nsP4 RNA polimerase RNA-dependente do vírus Chikungunya e busca por agentes antivirais

Doutorado

A febre Chikungunya, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), é uma arbovirose transmitida para humanos através da picada de mosquitos do gênero Aedes sp. Os principais sintomas da fase aguda são febre, exantema, vômitos, edemas, além de dores articulares e musculoesqueléticas. A doença também apresenta uma fase crônica, caracterizada pela persistência das dores articulares por meses ou até anos, debilitando o paciente. (1) Até o momento não existe um tratamento específico contra a infecção viral. Portanto, existe a necessidade de se intensificar estudos que possam levar a novos candidatos a fármacos ou vacinas contra este vírus. O CHIKV é um vírus de RNA de cadeia positiva, do gênero Alphavirus, cujo material genético codifica duas poliproteínas; uma estrutural e outra não estrutural. Após clivadas essas dão origem a nove proteínas maduras. Destas, três formam o envelope viral (E1, E2 e E3), uma o capsídeo (proteína C), e outras quatro proteínas não estruturais (nsP1, nsP2, nsP3 e nsP4) estão envolvidas no processo de replicação genoma viral. (2) A proteína não estrutural nsP4 é a RNA-Polimerase RNA-dependente (RdRp), que é considerada a principal proteína do complexo de replicação viral, exercendo papel crucial neste processo. Dessa forma, a nsP4 é considerada um interessante alvo para a busca e o desenho de novos fármacos inibidores e até o momento a sua estrutura tridimensional não foi elucidada. (3) Neste contexto, este projeto propõe a elucidação estrutural e a caracterização funcional da proteína nsP4, bem como a busca por ligantes que possam atuar como potenciais inibidores. Como resultados iniciais, foram realizadas as etapas de clonagem, expressão em larga escala em sistema heterólogo (E. coli) e purificação através de técnicas cromatográficas, possibilitando a obtenção da proteína pura. A nsP4 pura foi utilizada para a realização de ensaios de cristalização e algumas condições cristalizantes encontram-se em processo de otimização, visando obter cristais viáveis para os experimentos de difração de raio-X.

1 STAPLES, J. E.; BREIMAN, R. F.; POWERS, A. M. Chikungunya fever: an epidemiological review of a re-emerging infectious disease. Clinical Infectious Diseases, v. 49, n. 6, p. 942-948, 2009.
2 HERNANDEZ, R.; BROWN, D. T.; PAREDES, A. Structural differences observed in arboviruses of the alphavirus and flavivirus genera. Advances in Virology, v. 2014, p. 259382-1-259382-24, 2014. doi: 10.1155/2014/259382.
3 RASHAD, A. A.; MAHALINGAM, S.; KELLER, P. A. Chikungunya virus: emerging targets and new opportunities for medicinal chemistry. Journal of Medicinal Chemistry, v. 57, n. 4, p. 1147-1166, 2014.

Subárea Cristalografia
Apresentação do trabalho acadêmico para o público geral Sim

Sra Marjorie C. L. C. Freire (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP)) Dr. André S. Godoy (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP)) Dr. Renata V. Bueno (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP)) Prof. Glaucius Oliva (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP))