Efeitos acústico e fotônico sobre o mesentério em ratos diabéticos

Carolina Alvarez

O diabetes é uma síndrome metabólica complexa que tem complicações crônicas, o que caracteriza um grande problema de saúde pública. (1) Recentemente, o mesentério deixou de ser apenas uma estrutura anatômica e passa a ser considerado órgão, por demonstrar um papel importante na função de órgãos abdominais. (2) O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos acústicos e fotônicos sobre o mesentério em ratos diabéticos sobre o perfil glicêmico e lipídico. (3) Vinte ratos Wistar machos adultos foram distribuídos em 4 grupos: Grupo 1: ratos diabéticos que receberam o tratamento sham, o equipamento de ultrassom e laser foi aplicado sem a emissão ondas acústicas ou eletromagnéticas; Grupo 2: ratos diabéticos tratados com ultrassom (1 MHz, 1 W/cm2 e modo contínuo); Grupo 3: ratos diabéticos tratados com laser (808 nm, 80 mW e modo contínuo) e; Grupo 4: ratos diabéticos tratados com ultrassom (1 MHz, 1 W/cm2 e modo contínuo) e laser (808 nm, 80 mW e modo contínuo). Para indução do diabetes tipo 2, os animais receberam dieta hiperlipídica e baixa dose de Estreptozotocina. Para o tratamento dos animais, foi utilizado um protótipo baseado em sistema que inclui o laser num orifício central do transdutor de ultrassom. A aplicação do protótipo foi realizada com o uso de gel condutor transparente e movimentos lentos e suaves durante 6 minutos na região abdominal sobre o mesentério, sendo 3 minutos no lado direito e 3 minutos no lado esquerdo. O tratamento foi realizado 3 vezes por semana durante 4 semanas, totalizando 12 sessões. Após jejum e antes da eutanásia, o sangue foi coletado para análise bioquímica. Não foi constatada diferença significativa nos valores de glicemia entre os grupos (p>0.05). Entretanto, foi constatada a redução significativa do colesterol total e triglicérides nos grupos tratados com ultrassom e/ou laser (p<0.05). Os resultados indicaram que a aplicação do ultrassom e laser sobre o mesentério pode contribuir para melhorar o perfil lipídico em ratos Wistar, indicando a importância do mesentério como órgão endócrino.

1 ZIMMET, P.; ALBERTI, K. G.; SHAW, J. Global and societal implications of the diabetes epidemic. Nature, v. 414, n. 6865, p. 782-787, Dec. 2001.
2 COFFEY, J. C.; O'LEARY, P. The mesentery: structure, function, and role in disease. The Lancet Gastroenterology and Hepatology, v. 1, n. 3, p. 238-247, Nov. 2016.
3 BAGNATO, V. S.; PAOLILLO, F. R. (org.). Novos enfoques da fototerapia para condicionamento físico e reabilitação. São Carlos: Compacta, 2014.

Subárea Óptica e Lasers

Co-autores

Thays Iara Teófilo Borges Campos Dr. Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte Nivaldo Antonio Parizotto Prof. Vanderlei Salvador Bagnato (Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos ) Dr. Fernanda R. Paolillo (Instituto de Física de São Carlos)