5 – 9 de ago. de 2019
Fuso horário America/Sao_Paulo

Influência dos aspectos físicos da superfície de tecidos biológicos no acoplamento da luz incidente

Não agendado
20m
Doutorado

Palestrante

Sra Thereza Cury Fortunato

Descrição

Quando a luz incide sobre um tecido biológico, pode sofrer diferentes tipos de interação: reflexão, refração, espalhamento, transmissão e absorção. A forma como a luz interage com um tecido depende das características ópticas e estruturais do mesmo.(1) Nas fototerapias e nos procedimentos de fotodiagnóstico, a dosimetria é geralmente feita com base em dados empíricos e experiências divulgadas em artigos científicos, pouco se faz para personalizar a dosimetria na prática clínica, embora seja conhecido que a cor, hidratação e rugosidade da superfície do tecido possam influenciar na propagação da luz. Neste trabalho foram realizadas simulações computacionais da interação da luz com um meio túrbido homogêneo cujas propriedades ópticas são equivalentes às da derme da pele. As simulações foram feitas utilizando a implementação do método de Monte Carlo desenvolvida por FANG denominada Monte Carlo eXtreme (MCXLAB).(2) O objetivo do presente estudo é avaliar como a propagação da luz dentro do meio túrbido depende do acoplamento da luz em sua superfície. Para isso, nas simulações, considerou-se a existência de uma camada de material acima do meio túrbido, com diferentes características ópticas. Os resultados mostram que a adição de algum tipo de material acima do meio túrbido altera o formato da propagação da luz, de forma que podemos otimizar os parâmetros para melhorar entrega da luz.

Referências

1 NIEMZ, M. H. Laser-tissue interactions: fundamentals and applications. New York: Springer Science & Business Media, 2013.
2 FANG,Q. ; BOAS,D. Monte Carlo simulation of photon migration in 3D turbid media accelerated by graphics processing units. Optics Express, v. 17, p.20178-20190,2009.doi: 10.1364/OE.17.020178.

Subárea Óptica e Lasers

Autores primários

Materiais de apresentação

Ainda não há materiais