Palestrante
Descrição
Neste trabalho, buscamos compreender a aceleração e propagação de raios cósmicos de ultra-alta energia (UHECR) a partir da radiogaláxia M87 (Virgo A), utilizando simulações de Monte Carlo para calcular os fluxos esperados de astropartículas na Terra.
A produção de partículas muito energéticas no universo ainda é pouco compreendida. Em decorrência dos efeitos de perda energética durante sua propagação até a Terra, nota-se a necessidade de fontes locais para explicar os eventos mais energéticos, sendo núcleos ativos de galáxias (AGNs) objetos com características que conseguem explicar aceleração até energias da ordem de 10²¹eV.
M87 é uma das AGNs mais próximas. Nota-se que esta radiogaláxia apresenta múltiplas regiões candidatas a aceleração, como nós de disrupção no jato relativístico e lóbulos de rádio de dimensões de kiloparsecs que atendem ao Critério de Hillas para os limites mencionados, sendo assim justificada a sua escolha para pesquisa.
Para a simulação é utilizado o framework CRPropa3, onde é possível implementar as características da radiogaláxia segundo um modelo elaborado a partir da revisão bibliográfica de sua morfologia, que se baseou no Mecanismo de Fermi de Primeira Ordem e no Critério de Hillas para as regiões onde aceleração é esperada. Quanto à propagação, são incluídos os mecanismos de perda energética, sendo estes a interação da partícula com a radiação cósmica de fundo - processos de fotoprodução de píons, produção de pares e fotodesintegração - e perda adiabática devido à expansão do universo.
Como resultado, é esperado que as informações de propagação das partículas e suas energias possam reconstruir espectros de energia similares aos experimentos para diferentes núcleos, obedecendo leis de potência com características de corte introduzidas pelos limites de aceleração e processos de perda energética. Desta maneira, almeja-se que os resultados auxiliem na compreensão dos agentes envolvidos na produção das partículas com mais alta energia e sua contribuição para os dados observados na Terra.