Descrição
Os casos de contágio pelos arbovírus da Zika e Dengue, transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti, aumentam mundialmente e sobrecarregam o sistema de saúde causando um enorme impacto socioeconômico. (1) Um dos principais desafios dos órgãos da saúde na obtenção de dados confiáveis sobre os casos de Zika e Dengue, têm sido a dificuldade de diagnóstico devido à similaridade dos sintomas entre as doenças. (2) O teste molecular (RT-PCR) e o teste sorológico (ex: ELISA) são as atuais formas de diagnóstico, contudo, são técnicas caras, demoradas e que exigem mão-de-obra especializada. Um diagnóstico diferencial, simples e de baixo-custo é de extrema importância para assegurar o tratamento adequado aos pacientes, além de monitorar e prevenir a doença. (3) Esse projeto visa o desenvolvimento de imunossensores elétricos para a detecção das proteínas NS1 dos vírus da Zika e da Dengue. Eletrodos interdigitados de ouro foram utilizados para montar três unidades sensoriais: 1) com anticorpos específicos das doenças (AC); 2) filme orgânico, ou seja, sem anticorpos (FO); e 3) sem modificação (eletrodo limpo). As unidades sensoriais foram submetidas a medidas de capacitância elétrica após a interação com as amostras positiva (proteínas alvo), negativa (proteínas do outro vírus) e de solução tampão (PBS). Para avaliar a discriminação das amostras, utilizou-se a análise estatística pelo método de componentes principais (PCA). Os dois imunossensores desenvolvidos são capazes de discriminar amostras contendo as proteínas alvo de amostras com proteínas semelhantes, conclui-se que os dispositivos são promissores para o diagnóstico rápido, simples e preciso das doenças com grande potencial para implementação no sistema público de saúde.
Referências
1 ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Casos de dengue nas Américas chegam a 1,6 milhão, o que destaca a necessidade do controle de mosquitos durante a pandemia. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6205:casos-de-dengue-nas-americas-chegam-a-1-6-milhao-o-que-destaca-a-necessidade-do-controle-de-mosquitos-durante-a-pandemia&Itemid=812. Acesso em: 17 set. 2020.
2 COLLINS, M. H.; WAGGONER, J. J. Detecting vertical Zika transmission: emerging diagnostic approaches for an emerged flavivirus. ACS Infectious Diseases, v. 5, n. 7, p. 1055-1069, 2019.
3 RONKAINEN, N. J.; HALSALL, H. B.; HEINEMAN, W. R. Electrochemical biosensors. Chemical Society Reviews, v. 39 , n. 5, p. 1747-1763, 2010.
Gostaria de concorrer ao Prêmio Yvonne Mascarenhas? | Sim |
---|---|
Modalidade | Iniciação Científica |
Perfil no Twitter | @nayla_naomi |